Conselho da Gol aprova pedido de IPO do Smiles

Pedido deverá ser apresentado na Comissão de Valores Mobiliários para a realização da oferta de ações

O conselho de administração da Gol aprovou nesta sexta-feira a realização do pedido de registro de companhia aberta do Smiles à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a tomada das medidas necessárias para a realização da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Segundo ata da reunião do conselho divulgada na noite de sexta, a realização do IPO está sujeita às condições de mercado e à obtenção dos registros e demais formalidades aplicáveis à operação.

No início deste mês a empresa já havia realizado uma seleção de bancos que poderiam ser contratados para estruturação de uma eventual IPO do Smiles, sociedade recentemente constituída e controlada pela Gol. A instituição escolhida para comandar a operação foi o Credit Suisse, segundo a coluna Radar On-line, do site de VEJA.

A separação entre o programa de milhagens Smiles e a empresa aérea teve início ao longo de 2012, quando o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, afirmou que haveria uma reestruturação e uma possível estreia do Smiles na bolsa de valores.

O mercado aguarda que a Gol transforme o programa Smiles em um concorrente direto do Multiplus, da TAM, que também possui capital aberto na bolsa, além de parcerias para a troca de pontos por produtos de várias empresas.

Leia também:

Justiça multa Gol e TAM em R$ 3,5 milhões por venda casada

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)