Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confiança do comércio paulistano sobe 2% em abril

Por Wladimir D’Andrade

São Paulo – O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em abril subiu 2%, atingindo120,6 pontos. A informação foi divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), nesta sexta-feira. Em março, o Icec estava em 118,3 pontos, após recuar dos 121,1 pontos de fevereiro. A pontuação varia de 0 a 200, considerando-se um quadro de otimismo quando o índice está acima de 100 pontos.

Todos os itens que compõem o Icec apresentaram alta. A maior variação foi verificada no Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), que avançou 2,9% no mês, mas ainda permanece na faixa do pessimismo (95,8 pontos). Houve aumento também no Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec), de 2,4%, e no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), de 1,2%.

A FecomercioSP atribui o aumento na confiança dos comerciantes à melhora no cenário interno provocada pelo arrefecimento da inflação no mês de abril, pelos anúncios de redução nas taxas de juros bancárias e pela continuidade dos benefícios fiscais de isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em diversos produtos.

“É razoável imaginar que o empresário do comércio eleve sua percepção positiva em relação ao presente nos próximos meses, tendo em vista o início do segundo trimestre do ano, quando notadamente as vendas tendem a se recuperar frente ao primeiro trimestre”, avaliou a Federação, em nota distribuída à imprensa.