Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com investimento estrangeiro, Bovespa registra maior alta desde 2009

Em abril, o Ibovespa ampliou os ganhos em 9,93%; Petrobras e Vale contribuíram para o alto desempenho

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa, subiu 9,93% em abril, a 56.229 pontos, atingindo a maior alta para o mês em seis anos – em abril de 2009, o índice teve acréscimo de 15,6%. Grande parte desse resultado se deve a investimentos estrangeiros aplicados em empresas brasileiras, informa reportagem do jornal Valor Econômico publicada nesta sexta-feira. Também contribuiu para esse crescimento a forte queda do dólar e a redução das taxas pagas pelos títulos públicos com vencimentos mais longos – os preferidos pelos estrangeiros.

As duas principais “blue chips” da bolsa, termo usado para classificar os papéis de empresas de grande porte com alta liquidez, Petrobras e Vale, também tiveram influência no desempenho positivo. Por vários dias, as ações das grandes companhias puxaram o Ibovespa para cima devido à expectativa pelo balanço auditado da estatal e pelo aumento nas importações de minério de ferro por parte da mineradora. As ações ordinárias da Petrobras tiveram aumento de 49% no período, enquanto as preferenciais subiram 34%. Já os papéis preferenciais da Vale valorizaram 21,4%.

Cinquenta e duas das 68 ações do Ibovespa registraram alta em abril, com destaque para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que teve ganhos na ordem de 48%.

Leia também:

Ações da Vale e Petrobras disparam e levam Bolsa ao maior patamar em 6 meses

Bovespa fecha em alta de 1,63% após balanço da Vale

(Da redação)