Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Codelco apresenta novo processo contra Anglo American por venda de ações

A estatal chilena Codelco, a maior produtora mundial de cobre, apresentou nesta terça-feira uma nova demanda judicial contra a empresa sul-africana, Anglo American, para força-la a vender-lhe 49% das ações de uma filial, em meio a uma batalha legal por esses ativos.

Em um comunicado de imprensa, a Codelco explicou que essa demanda “busca o cumprimento forçado do contrato”, através da transferência imediata de 49% das ações do complexo de mineração Anglo American Sul (AAS), de propriedade da Anglo American, que produz cerca de 260.000 toneladas de cobre por ano.

Segundo um contrato que passou este complexo para mãos privadas em 1978, a Codelco possui a cada três anos, em janeiro, uma opção de compra de até 49% das ações da AAS, a qual tentou realizar na semana passada.

A Anglo American, no entanto, negou a venda, amparando-se no que considerou uma “violação de contrato” por parte da mineradora chilena, por antecipar-se ao anunciar sua opção, que, segundo o contrato, só poderia ser efetivada em janeiro.

“Com este processo, o que estamos fazendo é exigir ante a Justiça chilena que a Anglo American cumpra suas obrigações, tal como estabelece o contrato”, disse Diego Hernández, presidente da mineradora estatal chilena, no comunicado.