Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China e Cuba assinam acordo para impulsionar cooperação econômica e técnica

Cuba e China assinaram neste sábado em Havana um acordo para fomentar sua cooperação econômica e técnica durante a visita do chanceler chinês Yang Jiechi à ilha, constatou um jornalista da AFP.

“A China vai continuar oferecendo ajuda a Cuba para seu desenvolvimento econômico e social na medida de suas possibilidades, e um exemplo disso é este convênio de cooperação”, disse Yang que ratificou o acordo junto com seu colega Bruno Rodríguez.

“Também decidimos seguir intensificando nossos intercâmbios culturais”, acrescentou o chanceler chinês, sem dar maiores detalhes do conteúdo do acordo.

Yang, que chegou na sexta-feira à ilha, ressaltou que o “propósito” de sua visita, a primeira que faz a Cuba como chanceler, é “fomentar ainda mais” a cooperação bilateral.

Rodríguez lembrou que a viagem de Yang ocorre durante o aniversário de 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, que mantêm laços “históricos”.

A China é o segundo sócio comercial de Cuba, atrás da Venezuela, embora suas trocas comerciais tenham caído 31,5% em 2009, registrando 1,546 bilhão de dólares.

Os chineses vendem para Cuba alimentos, eletrodomésticos, equipamentos médicos, automóveis, caminhões, máquinas de engenharia e agrícolas, e importam níquel e medicamentos.

( Com agência France-Presse)