Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chefe de agência de estatísticas chinesa está sob investigação

Comissão Central para Inspeção Disciplinar fez o anúncio de maneira discreta e não deu maiores detalhes do caso; suspeita é de corrupção

Wang Baoan, chefe da Agência Nacional de Estatísticas da China está sendo investigado por supostas violações disciplinares, informou nesta terça-feira o órgão de vigilância anticorrupção do Partido Comunista. Baoan é “suspeito de sérias violações disciplinares”, informou a Comissão Central para Inspeção Disciplinar (CCDI, na sigla em inglês) em um pequeno comunicado em seu site oficial.

Esse é o caso mais recente de suposto envolvimento de uma autoridade de alto escalão chinesa em um caso de corrupção – em casos anteriores, “investigação” foi sinônimo de corrupção na área financeira. O anúncio ocorreu horas após Wang realizar uma entrevista coletiva sobre a economia. Ele não pôde ser contactado para comentários. A CCDI não deu maiores detalhes sobre o caso.

O presidente chinês, Xi Jinping, embarcou em uma campanha para eliminar a corrupção profundamente enraizada desde que assumiu o poder, há três anos, alertando, como outros anteriores, que o problema é tão grave que poderia afetar o poder do partido.

Leia mais:

EUA anunciam mudanças que aliviam sanções impostas a Cuba

(Com Reuters)