Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CEF assegura que tem os juros mais baixos

Por Eduardo Cucolo

Brasília – A Caixa Econômica Federal (CEF) disse, nesta quinta-feira, que cobra as menores taxas do mercado e que a pesquisa de juros do Banco Central (BC) pode gerar interpretações equivocadas por causa de sua metodologia. Segundo a CEF, o levantamento do BC coloca na mesma lista bancos que atendem poucos clientes de determinados nichos com as grandes instituições, disse o vice-presidente de Pessoa Física da CEF, Fábio Lenza.

Outro problema, na avaliação da CEF, estaria no fato de que os juros apresentados na pesquisa do BC incluem as taxas dos empréstimos comprados de outras instituições financeiras. Isso explicaria, segundo a Caixa, por que o juro do empréstimo de veículos do banco está acima do de outras grandes instituições privadas.

Em relação à taxa para compra de bens, a Caixa diz que seu dado considera também as vendas de crediário, feitas em redes varejistas. Nos outros grandes bancos, continua, esses empréstimos mais caros são registrados separadamente nas suas financeiras, e o dado que vai para o BC reflete o juro de modalidades mais próximas do CDC.

“É importante o BC divulgar essa pesquisa, mas isso deveria ser mostrado de forma separada. Não dá para comparar banco de nicho com banco que atende todos os clientes”, diz Lenza.