Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Casamento real e terremoto no Japão fream crescimento econômico na Grã-Bretanha

O casamento do príncipe William e as repercussões do terremoto do Japão frearam o crescimento da economia britânica no segundo trimestre, que registrou um crescimento de apenas 0,2%, segundo as estatísticas oficiais.

O Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 0,2% no segundo trimestre em relação ao anterior, e 0,7% interanual, informou o Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS), enquanto os analistas aventavam um crescimento de 0,1% ou 0,2% para este período.

No final de 2010, o PIB britânico recuou 0,5%, antes de registrar um crescimento similar no início de 2011.

O forte freio sofrido pola economia em relação ao início do ano se deve em boa medida dois fatores excepcionais, que reduziram o crescimento em meio ponto.

O maior impacto foi causado pelo casamento de William e Kate Middleton no final de abril. A febre dos súditos, o turismo e a receita comercial não bastaram para compensar a perda da atividade vinclada ao feriado decretado para o dia do casamento.

Além disso, vários setores, principalmente a indústria, sofreram com as repercussões do terremoto do Japão, que perturbou as cadeias de abastecimento de várias empresas.