Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar opera em alta contra real após série de quedas

SÃO PAULO, 11 de outubro (Reuters) – O dólar operava em valorização contra o real na manhã desta terça-feira, após cinco dias de queda, impulsionado pela aversão a risco dos mercados internacionais.

Às 11h, a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,7715 real para venda, em alta de 0,43 por cento , tendo chegado a 1,7830 na máxima. A cotação ainda acumula baixa de cerca de 6 por cento desde o começo da semana passada.

O foco das preocupações era novamente a Europa, incitando a venda de ações e de moedas ligadas a commodities e motivando a compra de ativos considerados mais seguros, como o dólar.

A Eslováquia é o último país que falta para aprovar o aumento do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF) e seu Parlamento deve votar em breve sobre o acordo fechado por líderes do continente em julho.

Também, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, alertou que a crise de dívida da zona do euro se tornou sistêmica e identificou riscos crescentes para a economia.

“Os mercados de câmbio estão devolvendo parte da fraqueza de ontem do dólar”, escreveu a equipe de estratégia da Scotia Capital, liderada por Camilla Sutton, em relatório diário.

A promessa feita pelas potências Alemanha e França para criar um plano anticrise na zona do euro deu otimismo na segunda-feira, mas a força da reação dos investidores esse compromisso sugere “o quão desesperado o mercado está por uma luz no fim do túnel”, de acordo com Sutton.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar avançava 0,43 por cento. O índice Reuters-Jefferies de commodities recuava 0,6 por cento.

(Por Mariane Pinho; Edição de Vanessa Stelzer)