Brasileiros compram menos TVs, e menores, para a Olimpíada
Buscas por aparelhos cai na comparação com a Copa do Mundo de 2014, e modelo mais buscado é menor e mais barato em 2016
Os torcedores brasileiros compraram TVs em menor quantidade, e de tamanho menor, para assistir a Olimpíada do Rio do que para ver a Copa do Mundo no Brasil. É o que indica um levantamento do site de preços Zoom.com, divulgado nesta terça-feira. Segundo a pesquisa, a procura pelos equipamentos na ferramenta de comparação em julho foi 22% mais baixa que em junho de 2014, antes do início do mundial de futebol.
Em relação aos modelos, enquanto a campeã nos jogos do Rio é uma TV com tela de LED de 32 polegadas e preço médio de 1.262,55 reais, a líder do ranking na Copa era de tela de plasma, tinha 60 polegadas e custava 1.899,05 reais.
Leia também:
Vendas do varejo sobem em junho, mas têm pior semestre desde 2001
Vendas para o Dia dos Pais caem em relação a 2015
Além da diferença entre as tecnologias, a empresa considera que outros fatores, como a crise financeira e as características do evento podem explicar os números. “É muito mais comum que as pessoas reúnam os amigos em casa para assistir aos jogos do mundial de futebol do que para acompanhar a Olimpíada, que envolve diversos esportes”, diz o diretor-executivo do site, Thiago Flores. As vendas de eletrodomésticos, categoria que inclui TVs, recuaram -15,3% no acumulado do ano até junho, segundo o IBGE. Apesar da alta de 0,1% em junho, o semestre para o varejo como um todo teve o pior resultado desde 2001, com queda de -7%.