Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiros aumentam gastos no exterior em julho

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, turista brasileiro elevou as despesas para US$ 2,2 bilhões em viagens para fora do país

Mesmo com a forte valorização do dólar frente ao real, os gastos dos brasileiros no exterior voltaram a subir em julho, para 2,21 bilhões de dólares. De maio para junho, o montante havia registrado queda na comparação mensal, de 2,24 bilhões para 1,92 bilhão de dólares. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira pelo Banco Central.

Houve aumento também na comparação com julho de 2012, quando brasileiros gastaram 2,01 bilhões de dólares em viagens fora do país.

Leia também:

Gasto de estrangeiro no país cai no mês da Copa das Confederações

Comissão do Senado aprova novo limite de gastos em free shops

Os dados de setor externo do BC mostraram ainda que os gastos do turista estrangeiro no Brasil subiram em julho, para 539,5 milhões de dólares, após queda registrada em junho, mês em que foi realizada a Copa da Confederações no país. Em maio, os viajantes tiveram uma despesa de 521,8 milhões de dólares, número que caiu para 452,6 milhões de dólares, em junho.

Dólar – A moeda norte-americana tem registrado forte alta e acumula ganhos de quase 7% no mês. Nesta semana, o dólar chegou a ser negociado a 2,45 reais, batendo recordes de fechamento de quase cinco anos.

Para tentar frear a valorização da divisa, o BC anunciou na quinta que vai fazer leilões diários, de venda de dólar, até, pelo menos 31 de dezembro. A autoridade monetária vai fazer leilões diários no total de aproximadamente 100 bilhões de dólares. Até agora, o BC ofertou 45 bilhões de dólares, o que leva a um saldo próximo de 55 bilhões de dólares até o fim do ano. As ofertas incluem leilões de swap cambial e de linha (venda de dólares com compromisso de recompra).

Leia ainda:

BC anuncia leilões diários no mercado de câmbio até o fim do ano