Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil é ‘anão’ nas exportações, diz Edmar Bacha

"Apesar de o Itamaraty negar, o Brasil é uma economia fechada. É mentira que somos abertos", disse o economista

Um dos responsáveis pela criação do Plano Real, o economista Edmar Bacha diz que é “mentira” a afirmação do Ministério de Relações Exteriores de que o Brasil é uma economia aberta. Em palestra, Bacha disse que o Brasil é um “anão” nas exportações globais.

Leia também:
Exportações ajudam a amenizar efeitos da crise
Arrecadação do governo cai 10% e tem pior agosto em sete anos

A despeito da crítica, o especialista apoia a estratégia do novo governo de abertura da economia e afirma que, após o ajuste fiscal, o fim das barreiras vai permitir aumentar a produtividade brasileira. “Apesar de o Itamaraty negar, o Brasil é uma economia fechada. É mentira que somos abertos”, disse Bacha, em seminário promovido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado em homenagem ao professor alemão Werner Baer, considerado um dos maiores “brasilianistas” da história.

Potências

Bacha citou como exemplo a posição das grandes potências no ranking global das exportações. Segundo o economista, todas as economias maiores que o Brasil – como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Reino Unido – têm posição no ranking de exportações comparável à lista dos maiores Produto Interno Bruto (PIB). “Já o Brasil, que era a sétima economia do mundo, é o 25º maior exportador. Somos um gigante de 3% do PIB global, mas um anão com apenas 1,5% das exportações.”

Para o economista, o ganho de produtividade é um fator considerado chave para a saída da crise. “O encaminhamento das medidas fiscais vai tirar o fantasma fiscal que existe atualmente. Depois, podemos enfrentar a falta de produtividade com a abertura da economia”, disse o economista.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. João carlos

    O Brasil é o maior em corrupção a classe política de ladrões do colarinho branco,que vivem arrombando os cofres públicos,não deixa o país crescer é um câncer que temos que exterminar,já que não temos justiça que faça todos estão comprometidos com essa bandidagem.

    Curtir

  2. Micky Oliver

    SÓ SABE EXPORTAR PRODUTOS PRIMÁRIOS, OU SEJA, DE BAIXO VALOR AGREGADO! ISSO NÃO INTERESSA!

    Curtir

  3. Democrata Cristão

    Edmar Bacha, o cabeça do Plano Real, é o cara! Sabe tudo! Próximo Ministro da Fazenda? Porque não?

    Curtir

  4. Calma Edmar, José Serra agora é que entrou na parada..Afinal são 13 anos de parcerias de quinto mundo que o BRASIL se enfiou; através da incompetência PETISTA….

    Curtir

  5. Sergio Cihgral

    O “gigante pela própria natureza” é lanterninha na maior parte dos indicadores de desenvolvimento social. Isto comprova que é inútil tentar construir uma potência econômica onde não há capital humano. Sobretudo, a motivação para tal não deveria ser a esfera econômica, mas o capital humano; afinal, o homem deveria ser o fim maior.

    Curtir