Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil anuncia linha de crédito para estimular investimento nos estados

Brasília, 15 jun (EFE).- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira uma linha de crédito de R$ 20 bilhões aos estados com o objetivo de estimular a economia e diminuir o impacto da crise internacional.

O dinheiro será liberado por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o custo do empréstimo será a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que hoje está em 6% ao ano, mais uma taxa adicional que oscilará entre 1,1% e 2,1%.

O ministro, que informou que os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal terão acesso ao crédito, considerou baixa a taxa de juros aplicada e classificou a iniciativa como medida ‘anticíclica’.

‘É um esforço do governo para ampliar os projetos de investimento. Esta é uma ação para diminuir a exposição à crise internacional’, explicou Mantega.

O ministro anunciou a medida após reunião da presidente Dilma Rousseff com 27 governadores e vice-governadores no Palácio do Planalto, em Brasília.

O ministro anunciou também estímulos às parcerias público-privadas de estados e municípios: a contraprestação, o pagamento feito pelo setor público ao setor privado, deixará de ser considerada receita e passará a ser classificada como aporte de capital para fins de tributação, o que permitirá a isenção do PIS/Cofins e do imposto de renda. EFE