Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice opera em alta, em dia de trégua no exterior

SÃO PAULO, 10 Mai (Reuters) – A Bovespa operava em alta nesta quinta-feira, acompanhando a trégua nos mercados internacionais, com investidores aproveitando as perdas recentes para sair em busca de barganhas.

Às 12h57, o Ibovespa subia 0,85 por cento, a 60.293 pontos, interrompendo duas sessões consecutivas de queda. O giro financeiro do pregão era de 2,7 bilhões de reais.

“Os mercados externos melhoraram e acompanhamos o movimento aqui. Mas isso não necessariamente vai continuar, já que a bolsa brasileira está sem volume e força”, disse Rodrigo Falcão, operador na ICAP Corretora.

Na máxima, o principal índice da bolsa paulista subiu 60.751 pontos, alta de 1,59 por cento, mas desacelerava os ganhos no início desta tarde, em linha com Estados Unidos e Europa.

O índice referencial do mercado acionário norte-americano, o Dow Jones avançava 0,34 por cento. O principal índice das bolsas europeias fechou em alta preliminar de 0,44 por cento.

As preocupações com a crise na zona do euro continuam no foco dos investidores, mas os dados de emprego nos Estados Unidos trouxeram certo alívio aos mercados, segundo operadores.

Os novos pedidos de auxílio-desemprego dos EUA tiveram leve queda na semana passada, a 367 mil, amenizando os temores de que o mercado de trabalho do país está se deteriorando, após o fraco crescimento de empregos em abril.

O mercado também mostrava certo otimismo com a possibilidade de que a Grécia resolva seu impasse político. O líder socialista grego Evangelos Venizelos faz nesta quinta-feira uma última tentativa para formar um governo e evitar novas eleições, após os eleitores terem rejeitado os partidos que defendem a ajuda internacional nas eleições no domingo.

“Algumas notícias trouxeram alívio ao mercado e é natural que os papéis que caíram muito fiquem mais atraentes e acabem tendo algum repique”, disse José Góes, analista na Stock Asset.

Dentre as ações do Ibovespa com maior liquidez, a preferencial da Vale subia 0,84 por cento, a 39,55 reais. A preferencial da Petrobras avançava 0,6 por cento, a 20,28 reais. OGX tinha alta de 2,26 por cento, a 13,60 reais.

Na véspera, a Vale informou que obteve liminar no Supremo Tribunal Federal suspendendo a cobrança pelo governo de 24 bilhões de reais em impostos de controladas e coligadas da empresa no exterior.

As ações da Gerdau e Gerdau Metalúrgicaestavam entre as maiores altas do índice, com ganhos de 2,9 por cento.

Em sentido contrário, a Braskem estava entre as maiores quedas do índice, com baixa de 2,36 por cento, a 12,84 reais. A petroquímica viu seu lucro líquido recuar 50 por cento no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para 152 milhões de reais.

MMX, que também divulgou resultados nesta quinta-feira, tinha estabilidade, a 8,34 reais. A mineradora teve lucro líquido de 49,3 milhões de reais no primeiro trimestre, queda de 23 por cento frente a igual período de 2011.(Por Danielle Assalve e Asher Levine; Edição de Aluísio Alves)