Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa fecha em alta pela quarta sessão seguida

Apesar do cenário positivo dos últimos dias, a Bolsa deve encerrar o semestre com o pior resultado desde o ápice da crise financeira global, em 2008

A bolsa de valores brasileira, a BMF&Bovespa, teve o quarto dia consecutivo de alta nesta quinta-feira, ajudada pela melhora do cenário externo. Apesar da alta de 0,93% do Ibovespa, o principal indicador do mercado não deve escapar do pior semestre desde o ápice da crise financeira global, em 2008.

Os mercados encontraram espaço para recuperação nos últimos dias após dados da economia norte-americana e de declarações de autoridades monetárias aliviarem temores de retirada iminente de estímulos à recuperação econômica global. Nos últimos três pregões, o Ibovespa acumulou alta de 3,6%. Mas, ainda assim, amarga perda de 11,02% em junho e de 21,89% no ano, faltando apenas um pregão para o fechamento do semestre.

Essa deve ser a pior baixa semestral desde o segundo semestre de 2008, quando o índice derreteu mais de 42%, sofrendo com os efeitos da crise financeira global. “Não chegamos necessariamente ao fundo do poço”, avaliou Ariovaldo Santos, gerente de renda variável da H.Commcor Corretora, em São Paulo.

Leia também:

Os sete pecados que podem derrubar Eike Batista

Grupo de Eike será dividido para facilitar vendas

BC anuncia nova medida para conter alta do dólar

O desempenho do Ibovespa neste ano se destaca também por ser o pior dentre os principais mercados acionários globais, diante das persistentes preocupações sobre as perspectivas para a economia brasileira. Em seu Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, o Banco Central indicou que vê a economia crescendo menos em 2013 e piorou seus cenários de inflação para este e o próximo ano, citando também riscos trazidos pelo dólar mais elevado. “O cenário para a economia brasileira não é nada muito animador”, disse o economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria em São Paulo.

“Além do baixo crescimento, outras questões, como o intervencionismo do governo, têm afugentado investidores. Isso compõe um panorama pouco animador e não permite contar com uma recuperação muito consolidada”, avaliou.

Empresas – Nesta quinta-feira, as ações da Gerdau Metalúrgica e da siderúrgica Gerdau lideraram os ganhos do Ibovespa, após o Goldman Sachs elevar para “compra” a recomendação para a empresa. Light também ficou dentre as principais altas. A Itaú Corretora elevou a recomendação para a geradora e distribuidora de energia elétrica, citando que a forte queda no ano “parece exagerada”.

Já as ações de empresas do grupo EBX, de Eike Batista, com destaque para LLX e OGX, que devolveram parte dos fortes ganhos recentes, registrados após notícias de que o empresário busca compradores para ativos de empresas do grupo.

Dólar – No mercado de câmbio, o dólar caiu ante o real na maior parte da sessão, mas encerrou o dia em alta de 0,23%, cotado a 2,1950 reais, na máxima do dia. No mês, a moeda norte-americana acumula elevação de 2,24% e, no ano, de 7,33%.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)