Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa encerra 2009 com valorização de 83%

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou 2009 com um quinto pregão consecutivo de alta e acumulando valorização de 82,7% sobre 2008. O ganho ocorreu após a retomada da economia a partir de meados do ano que incentivou forte entrada de recursos de investidores internacionais.

O principal índice acionário do país, o Ibovespa, fechou a sessão desta quarta-feira a 68.588 pontos, com valorização de 0,43%, em meio a um cenário de realização de lucros em praças dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O encerramento ficou em linha com pesquisa da Reuters realizada em meados deste mês com analistas, que previa fechamento do Ibovespa em 68.500 pontos. No mês de dezembro, o índice registrou valorização de 2,3%.

O volume financeiro de negócios da sessão, que minutos antes do fechamento estava em 2,5 bilhões de reais, saltou nos ajustes após o encerramento para 4,9 bilhões de reais. Apesar disso, ficou ainda abaixo dos 6 bilhões de reais diários registrados normalmente.

Um ano antes, o Ibovespa havia encerrado a 37.550 pontos, acumulando perda de 41,2%, na pior performance anual desde 1972.

Operando no vermelho a maior parte do dia, o Ibovespa chegou a perder o patamar de 68.000 pontos que havia sido retomado após a sequência quatro pregões consecutivos de altas, mas encontrou forças para avançar puxado pelo setor bancário.

O indicador, que deve ampliar o rali deste ano em 2010 e alcançar o patamar dos 80.000 pontos, segundo a pesquisa da Reuters, operou toda a sessão com fraco volume financeiro, diante do fechamento de posições de investidores internacionais a partir da semana do Natal.

(Com agência Reuters)