Bovespa acumula perdas de mais de 6% na semana

Recuo entre segunda e sexta-feira foi de 6,29%, o mais forte para uma só semana desde dezembro de 2014

O principal índice da Bovespa fechou em queda nesta sexta-feira, renovando a pontuação mínima desde 2009 em meio às fortes oscilações do ambiente financeiro externo. O declínio do preço do petróleo e apreensões sobre o crescimento global dominaram o humor dos investidores mais uma vez.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 0,17%, a 40.626 pontos. O volume financeiro da sessão somava 4,02 bilhões de reais. Na semana, o Ibovespa acumulou queda de 6,29%, também conforme dados pré-ajuste, maior queda semanal desde dezembro de 2014.

O dólar, por sua vez, fechou em queda nesta sexta-feira, após a alta das bolsas chinesas trazer algum alívio ao humor externo. A moeda americana recuou 0,30%, a 4,04 reais, após chegar a cair mais de 1% durante a manhã. A despeito do recuo na sessão, o dólar acumulou alta de 2,34% na primeira semana do ano.

“A verdade é que o mercado está um pouco desnorteado neste começo de ano e o humor externo muda a cada hora”, disse o superintendente de câmbio de uma gestora de recursos nacional.

Leia mais:

Poupança tem seu pior rendimento desde 2002

(Com Reuters)