Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índice recua após quatro sessões de alta

(Texto atualizado com mais detalhes e comentário de profissional do mercado)

LONDRES, 11 de outubro (Reuters) – O principal índice das ações europeias quebrou um rali de quatro sessões num dia de menor volume nesta terça-feira, conforme a fragmentada resposta política da zona do euro à sua crise de dívida soberana levou investidores a darem uma pausa antes do início da temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre.

O FTSEurofirst 300 caiu 0,47 por cento, para 959 pontos.

A Eslováquia, que deveria ter votado sobre o aumento do fundo de resgate europeu, atrasou a votação em meio a desavenças políticas. O reforço do fundo já foi aprovado por outros Estados da zona do euro.

Um importante revés à resposta política da região para conter o potencial contágio de default grego, numa crise que presidente do Banco Central Europeu (BCE), classificou como “sistêmica”, o fracasso na aprovação da proposta de aumento do fundo pressionava levemente os mercados, ainda ávidos por uma ação política concentrada.

“O sentimento ainda está um pouco ruim, ainda não há nenhuma resolução clara para a crise de dívida”, afirmou um operador de portfólio de um banco de investimento norte-americano, em Londres.

O adiamento da votação na Eslováquia “mostra vai ser difícil uma coordenação”.

O banco austríaco Erste Group Bank puxou as perdas, em baixa de 6,1 por cento, um dia após alertar sobre um prejuízo em 2011 e anunciar planos para não pagar dividendos.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,06 por cento, a 5.395 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,3 por cento, para 5.865 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,25 por cento, a 3.153 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,39 por cento, para 16.036 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,53 por cento, a 8.845 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,25 por cento, para 5.986 pontos.