Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Ações seguras elevam índices ante cenário desolador

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

LONDRES, 25 Mai (Reuters) – Os principais índices das bolsas europeias fecharam em leve alta nesta sexta-feira, impulsionados por papéis de empresas farmacêuticas e serviços públicos, embora incertezas sobre condições macroeconômicas tenham mantido à margem o apetite dos investidores por risco.

O FTSEurofirst, índice que reúne as principais ações europeias, avançou 0,24 por cento, para 984,97 pontos, encerrando a semana com leve alta acumulada, depois de três semanas de queda.

Os mercados da Europa têm experimentado uma trajetória descendente desde meados de março, quando a Espanha afirmou estar se esforçando para atingir metas de austeridade e com a Grécia podendo deixar a zona do euro, após falhar na missão de formar um novo governo depois de eleições parlamentares inconclusivas, com forte rejeição popular às rígidas medidas impostas como condição a resgates internacionais.

“As condições do mercado são inegavelmente difíceis no momento, mas isso é esperado dado o ambiente econômico de incertezas que os investidores enfrentam”, afirmou o diretor de investimento da Octopus Investments -que administra cerca de 2,5 bilhões de libras (3,92 bilhões de dólares)-, Oliver Wallin.

Papéis mais seguros como os de farmacêuticas, serviços públicos, alimentação e bebidasajudaram na alta desta sexta-feira.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,03 porcento, a 5.351 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 0,38 por cento, para 6.339 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 0,32 por cento, a 3.047 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib se valorizou 0,36 por cento, para 13.154 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 0,13 por cento, a 6.543 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 1 por cento, aos 4.642 pontos.

(Reportagem de David Brett)

REUTERS FR PD CMO