Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Ações avançam com dados dos EUA e à espera de cúpula

(Texto atualizado com mais informações)

LONDRES, 27 Jun (Reuters) – As ações europeias mostraram recuperação nesta quarta-feira, seguindo uma recente liquidação, com dados norte-americanos dando algum motivo para otimismo, embora dúvidas de que a cúpula da União Europeia (UE) desta semana resultará em soluções críveis para a crise da dívida possam colocar limite a ganhos futuros.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300 , que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 1,37 por cento, aos 1.000 pontos, após ter encerrado estável na terça-feira, tendo sucedido na ocasião três pregões consecutivos em terreno negativo.

O apetite por risco, que deteriorou nos últimos dias em meio a temores quanto ao impacto da crise na economia global, assistiu a uma melhora dos mercados depois de contratos para adquirir moradias usadas nos Estados Unidos igualaram à máxima de dois anos em maio, alimentando o otimismo de que o mercado imobiliário está prestes a mostrar recuperação.

O volume de negociação foi reduzido nesta quarta-feira, de cerca de 75 por cento da média dos últimos 90 dias, com investidores relutantes em se envolver de forma muito agressiva no mercado em caso de qualquer avanço no combate à crise da dívida.

“Há um senso de que você não quer ficar no vendido na cúpula -existe potencial para uma recuperação do mercado se medidas críveis forem anunciadas aos problemas da dívida soberana na zona do euro”, avaliou o estrategista do JPMorgan Emmanuel Cau.

“É importante conseguir um mapa detalhado do caminho para a união fiscal e bancária, mas nossa visão é de que não se deve ter muitos detalhes (sobre isso) nesta etapa”, completou.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com alta de 1,41 por cento, a 5.523 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 1,50 por cento, para 6.228 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 avançou 1,67 por cento, a 3.063 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 2,58 por cento, para 13.302 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 ganhou 2,12 por cento, a 6.666 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 avançou 1,59 por cento, para 4.628 pontos.

(Reportagem de Tricia Wright)

REUTERS FR DFG PD