Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Dow Jones encerra ciclo de perdas; Cisco recua Nasdaq

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

NOVA YORK, 10 Mai (Reuters) – O Dow Jones e o S&P 500 tiveram leves altas nesta quinta-feira, com investidores voltando aos poucos ao mercado após um período de fraqueza, embora os ganhos tenham sido limitados por perspectivas ruins divulgadas pela empresa-termômetro do setor de tecnologia Cisco e por temores em relação à Europa.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,16 por cento, para 12.855 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 0,25 por cento, para 1.357 pontos.

E o termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,04 por cento, para 2.933 pontos.

Em um fato positivo para o mercado, autoridades da zona do euro disseram que os Estados que compõem o bloco econômico estão preparados para continuar financiando a Grécia até que o país forme um novo governo, após as eleições de domingo passado ou se um novo pleito for necessário no mês que vem.

A ação da companhia Cisco caiu 10,5 por cento, para 16,81 dólares, registrando sua pior queda percentual desde fevereiro de 2011. Com isso, o papel foi a maior âncora sobre o mercado. A fabricante de equipamento para redes as preocupações sobre gastos de tecnologia nos Estados Unidos e na Europa.

O avanço modesto do Dow Jones quebrou, por sua vez, uma série de seis sessões seguidas de perdas para o índice de blue-chips.

Já o S&P 500 não conseguiu manter seus ganhos durante tempo suficiente para fechar acima de sua mínima de abril. Ainda assim, o índice recuperou parte das perdas após cair a seu menor nível em dois meses, próximo a 1.340 pontos, na quarta-feira.

“Estamos vendo investidores e operadores comprando papéis de setores supervalorizados quando avistam baixas momentâneas. Então, subitamente, as pessoas que estão assustadas decidem começar a liquidá-los”, disse o estrategista-chefe de investimentos do Windham Financial Services, Paul Mendelsohn.

“É isso o que vemos hoje. É uma gangorra de pessoas que estão voltando ao mercado, somando posições lentamente, e pessoas que estão dizendo: ‘O mundo está acabando. Quero sair'”, completou.

(Reportagem de Edward Krudy; Reportagem adicional de Chuck Mikolajczak e Caroline Valetkevitch)

REUTERS BBF FR