Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Bancos lideram recuperação morna em Wall Street

Por Rodrigo Campos

Nova York, 22 Jun (Reuters) – As ações norte-americanas avançavam nesta sexta-feira, à medida que ganhos das ações bancárias ajudavam numa recuperação do índice S&P 500, depois do segundo pior declínio do ano na véspera.

O índice caiu 2,2 por cento na quinta-feira, a maior queda depois do recuo de 2,5 por cento em 1o de junho, diante do acúmulo de evidências de desaceleração do crescimento manufatureiro pelo mundo.

Às 13h46 (horário de Brasília), o indicador Dow Jonessubia 0,42 por cento, a 12.626 pontos, enquanto o S&P 500tinha valorização de 0,38 por cento, a 1.330 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhava 0,64 por cento, a 2.877 pontos.

“O mercado vendeu excessivamente ontem, portanto você definitivamente terá uma recuperação como reação”, afirmou a co-vice-presidente de investimento do OakBrook Investments LLC em Lisle, Illinois, Janna Sampson.

As ações do setor bancário, que estiveram entre os piores desempenhos na quinta-feira, subiam depois que a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou os ratings de crédito dos principais bancos do mundo em duas ou três notas para refletir os riscos de perdas das atividades voláteis dos mercados de capital.

“(As ações dos) bancos foram terrivelmente vendidas ontem”, disse Sampson. “O mercado não acha que há nada de novo no rebaixamento da Moody’s. Agências de ratings de crédito estão atrasadas em relação ao mercado com suas informações.”

O Morgan Stanley avançava 2 por cento, para 14,07 dólares, compensando a perda de 0,78 por cento na quinta-feira. O índice bancário KBW ganhava 0,83 por cento.

O índice S&P 500 acumulava perdas de 0,9 por cento na semana, mas continuava no caminho para o primeiro mês de alta desde março.

REUTERS NC CMO