Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Ações sobem; mercado aguarda estreia do Facebook

Por Rodrigo Campos

NOVA YORK, 18 Mai (Reuters) – As ações norte americanas subiam no início do pregão desta sexta-feira, mas caminhavam para fechar a pior semana no ano, embora a estreia do Facebook no mercado possa ajudar a levantar o sentimento do investidor.

Às 11h41 (horário de Brasília), o indicador Dow Jonessubia 0,14 por cento, a 12.460 pontos, enquanto o S&P 500tinha valorização de 0,23 por cento, a 1.307 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhava 0,26 por cento, a 2.820 pontos.

O índice S&P 500 já caiu 6,7 por cento em maio até agora, e embora espera-se que a volatilidade continue, alguns analistas estavam projetando uma recuperação no curto prazo, na medida em que valorizações ficaram mais atrativas.

Os investidores estão aguardando a estreia do Facebook, após a maior rede social do mundo levantar certa de 16 bilhões de dólares em uma das maiores ofertas públicas inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) já feitas na história dos Estados Unidos.

O Facebook precificou sua oferta em 38 dólares por ação na quinta-feira, e a ação da empresa deve começar a ser negociada no Nasdaq com o símbolo “FB” por volta das 12h (horário de Brasília).

O amplo declínio semanal nas ações aconteceu entre incertezas sobre a crise política na Grécia e se isso poderá levar a um calote e uma possível saída do país da zona do euro.

“Eu acredito que isso (o ganho deste pregão) é uma recuperação técnica e provavelmente alguns valores estão começando a surgir”, disse o estrategista-chefe de ações do U.S. Bank Wealth Management em Cincinnati, Jim Russell.

“Há um pouco de entusiasmo acerca do IPO do Facebook que faz as pessoas se sentirem bem, mas as coisas não mudaram em relação a ontem”, emendou.

REUTERS NC CMO