Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES vai financiar setor de óleo e gás em R$ 10 bi

Aporte para 2013 deverá priorizar projetos de construção de plataformas e de embarcações de apoio à atividade marítima

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar o setor de óleo e gás em 10 bilhões de reais em 2013, informou nesta quarta-feira o superintendente de Petróleo e Gás da instituição, Rodrigo Bacellar. O valor supera os 8 bilhões de reais direcionados ao setor neste ano – valor que é mais que o dobro do que foi repassado em 2011, de 3,5 bilhões de reais.

No ano que vem, os financiamentos terão como foco projetos de construção de plataformas e embarcações de apoio à atividade marítima, as quais atenderão a demanda de áreas de exploração e produção de óleo e gás licitadas no passado, inclusive no pré-sal. Bacellar informou que apenas a Petrobras deve ter 14 navios-plataforma financiados pelo banco.

Para este ano, a prioridade é destinar o crédito à modernização de refinarias, principalmente para prepará-las para a produção de óleo diesel com menos teor de enxofre. De acordo com o presidente do BNDES, está sendo financiado também um grande número de projetos de embarcações de apoio e gasodutos.

Construção Naval – Do valor total que o BNDES vai investir em óleo e gás neste ano, 2,2 bilhões de reais serão destinados à construção naval. Bacellar afirmou que a tendência é que os estaleiros que estão sendo construídos e ampliados passem pelo período de maturação até que estejam prontos para receber as demandas das próximas rodadas de licitações.

Por enquanto, a capacidade da indústria naval é suficiente para atender o mercado, afirmou o executivo. Na opinião de Bacellar, a realização de nova rodada de licitações em 2013 não deverá ter impacto no BNDES. A expectativa é que um aumento de pedidos decorrente das novas concessões ocorra no longo prazo.

(Com Agência Estado)