Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Black Friday: clientes priorizam frete grátis e retirar na loja

Apesar de a Black Friday ser mais forte no comércio eletrônico, as lojas físicas têm aderindo cada vez mais às promoções do período

Por Da redação
Atualizado em 3 nov 2017, 13h20 - Publicado em 3 nov 2017, 13h20

A Black Friday deste ano vai cair no dia 24 de novembro. O tipo de pesquisa que o consumidor realiza na internet sobre a data dá algumas pistas sobre como será seu comportamento durante a liquidação.

Uma das buscas que mais cresce, segundo o Google, é justamente sobre qual vai ser o dia da Black Friday. De janeiro a setembro, as pesquisas relacionadas à data cresceram 52% em relação ao mesmo período de 2016.

As buscas também permitem identificar as áreas de interesse do consumidor. Entre as categorias que mais crescem estão as de smartphones, moda e videogames.

Com a proximidade da promoção, o Google identificou novas pesquisas relacionadas ao desejo de compra na Black Friday, como planos de operadora de telefonia, alimentos, bebidas e aparelhos de TV. “Talvez já pensando na Copa de 2018, muita gente começa a planejar a troca da TV”, afirma Victor Brotto, líder de inteligência de mercado do Google Brasil.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o consumidor também modifica a pesquisa conforme vai tomando sua decisão de compra. “Primeiro faz uma busca genérica por smartphones, por exemplo. Depois vai afunilando a pesquisa, compara o desempenho do aparelho com o de outras marcas. Em seguida, pesquisa preços e lojas.”

Apesar de a Black Friday ser mais forte no comércio eletrônico, Brotto diz que as lojas físicas têm aderindo cada vez mais às promoções do período. A participação dos dois formatos de comércio atende ao desejo do consumidor. Pesquisa encomendada pelo Google mostra que entre os fatores que mais pesam na decisão de compra está o custo do frete.

“A pesquisa também mostrou um crescimento da busca pelo termo ‘retirar na loja’, sinalizando que o consumidor pode comprar pela internet, mas quer receber logo e sem pagar frete”, diz Brotto

O fator mais importante para o consumidor na hora de comprar na Black Friday ainda é o preço, seguido pela confiança na loja e na marca.

Continua após a publicidade

Preparativos

O comércio precisa se preparar com antecedência para a Black Friday, negociando preços com fornecedores e analisando como foi a data no ano anterior.

Nas primeiras edições da Black Friday era comum ouvir relatos de sites de grandes varejistas que saíram do ar por não suportar a demanda de acessos.

“As empresas começaram a se preparar melhor, investir em tecnologia e novas estratégias. Algumas antecipam ou pulverizam a promoção ao longo da semana, outras incentivam as compras pelo celular com oferta de frete grátis, por exemplo”, diz Brotto.

Agora, segundo ele, é o período de as empresas comunicarem seus clientes que participarão da Black Friday.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.