Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC lança aplicativo para o reconhecimento de cédulas

Programa indicará os elementos de segurança para ajudar as pessoas a reconhecer se a nota é verdadeira

O Banco Central lançou nesta quarta-feira o aplicativo Dinheiro Brasileiro, uma ferramenta que ajuda a diferenciar notas verdadeiras das falsificadas. Na véspera da abertura da Copa do Mundo, o BC informou que o aplicativo é voltado para a população brasileira e para os turistas estrangeiros. O programa está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser baixado de forma gratuita.

O BC explicou que o usuário deve colocar o dispositivo móvel – smartphone ou tablet – sobre a cédula e o aplicativo identificará a nota por comparação de imagem. Em seguida, o programa indicará os elementos de segurança que devem ser observados. “O objetivo é facilitar para que a própria população consiga conferir o dinheiro”, afirmou o chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, João Sidney Figueiredo Filho.

Leia também:

Bancos vão fechar em dia de jogo do Brasil na Copa

BC prorrogará programa de intervenção no câmbio

Alguns dos elementos de segurança que devem ser identificados são o número com o valor da nota que fica escondido e é visível em local com muita luz e a marca d’água com numeral e imagem do animal correspondente àquele valor. Outros pontos da nota ainda permitem que seja sentido um alto-relevo. Dessa forma, o aplicativo fornece as informações para que o próprio usuário faça a verificação da cédula. Figueiredo Filho esclareceu que o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade da nota.

(com Estadão Conteúdo)