Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BB reduz taxas de administração de fundos em até 40%

No total, nove fundos tiveram corte nas taxas de administração; banco também anuncia redução de aplicação mínima em 18 produtos

O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira corte de até 40% nas taxas de administração de seus fundos de investimento e ainda redução da aplicação mínima em 18 produtos. Dois fundos, um de renda fixa e outro DI, tiveram aplicação inicial baixada de 50 mil para 1 real, com taxa de 1% ao ano.

O de renda fixa, BB Renda Fixa LP 50 mil, investe em títulos de renda fixa públicos e privados, pré e/ou pós-fixados, e teve rentabilidade de 0,696% em abril e chega a 10,668% em 12 meses.

O DI, BB Referenciado DI LP 50 mil, que tem remuneração atrelada à variação da taxa de juros do CDI, teve rentabilidade de 0,66% no mês de abril e chega a 10,524 em 12 meses.

As novas taxas e valores de aplicação valem a partir do dia 21, de acordo com comunicado à imprensa do BB. “As medidas decorrem do novo cenário de taxas de juros e spreads reduzidos”, informa o comunicado.

Popularização – O BB explica no comunicado que, para ter direito a investir nos dois fundos com aplicação mínima reduzida para 1 real, o cliente precisa aderir ao programa “Bom pra todos”, lançado em 8 de abril e que baixou os juros em vários segmentos de crédito, como consignado e financiamento de veículos. O BB estima que, desde o lançamento, mais de 150 mil pessoas já aderiram ao programa.

Ao todo, nove fundos tiveram corte nas taxas de administração. Em uma delas, o BB Referenciado DI Social 50, a taxa caiu de 3,5% ao ano para 2,6%. Até um fundo multimercado, aplicação de maior risco, que aplica em vários segmentos, como bolsa, câmbio e ações, teve corte na taxa, de 2,5% para 1,5%.

Nas aplicações iniciais, 18 carteiras tiveram os valores reduzidos. No BB Multimercado Conservador LP Mil, o valor mínimo necessário para aplicar no fundo caiu de 1.000 reais para 200 reais. A redução ocorreu inclusive em carteiras voltadas para pessoas de alta renda. No BB Renda Fixa LP VIP Estilo a aplicação inicial caiu de 500.000 reais para 200.000 reais.

A Caixa Econômica Federal havia feito a maior redução em taxas e aplicação mínima de fundos. O banco criou um carteira que permite investimentos a partir de 10 reais.

(com Agência Estado)