Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barclays é multado em US$ 450 mi por manipular a Libor

Entre 2005 e 2007, banco tentou fazer com que a taxa ficasse artificialmente baixa para esconder sua real situação dos mercados durante a crise

O banco inglês Barclays foi multado nesta quarta-feira em 450 milhões de dólares por tentativa de manipulação da Liber – taxa de juros interbancária usada internacionalmente por instituições financeiras para emprestarem dinheiro entre si. A informação é do jornal Financial Times.

A manipulação aconteceu entre 2005 e 2007. O Barclays admitiu que tentou fazer com que a Libor ficasse artificialmente baixa para evitar que a saúde do banco ficasse evidente aos mercados durante a crise financeira global. A instituição financeira também tentou manipular as taxas de empréstimos para beneficiar suas operações.

A multa é a primeira ação de uma investigação conjunta entre autoridades britânicas e americanas, que investiga mais de vinte bancos e doze agências reguladoras do sistema financeiro.

A decisão de penalizar o Barclays foi tomada pela inglesa UK Financial Services Authority, a americana US Commodity Futures Trading Commission e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Bob Diomond, diretor-executivo da Barclays, pediu desculpas pelos incidentes nesta quarta e disse que ele e outros três executivos não receberão bônus neste ano como forma de assumirem coletivamente a responsabilidade por estarem à frente da instituição na ocasião investigada.