Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aurora inicia embarques para a China em janeiro

Por Suzana Inhesta

São Paulo – Após a Marfrig anunciar que será pioneira no envio direto de carne suína brasileira à China, com o primeiro lote previsto para esta quinta-feira (24), hoje a Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) informou, por meio de nota, que embarcará carne suína para o mesmo país em janeiro. O Brasil recebeu o aval dos chineses em abril, com a habilitação de três unidades fabris: Seara/Marfrig, de Itapiranga (SC); BRF Brasil Foods, de Rio Verde (GO), e Aurora, de Santa Catarina.

A Aurora não detalhou o volume nem os produtos a serem embarcados para a China, mas se disse otimista com as vendas ao país. A China consumia a carne brasileira por meio de importações feitas por Hong Kong, que repassa o produto ao país. A partir de 2009, o mercado chinês passou a comprar diretamente frango e, em abril, a exportação de carne suína direta foi autorizada.

“Isso é bom para os dois países. Para a China, porque vai comprar sem atravessador, a preço menor. E para o Brasil, porque poderá incrementar as vendas, oferecer cortes mais nobres e entrar num país com população de renda emergente que, certamente, aumentará o consumo de carne progressivamente nas próximas décadas”, declara o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, na nota. Segundo ele, o consumo da carne de frango confirma essa expectativa: em 2009, a China importou do Brasil 20 mil toneladas e, em 2010, 120 mil toneladas.

Em 2010, a Aurora vendeu US$ 30 milhões ou 12,5 mil toneladas em produtos de frango (asa – inteira e em porções- e pés de frango) neste ano e espera incrementar as vendas ao país em 2012 com o início dos embarques de carne suína.