Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ATUALIZA 1-Europa deveria ter seguido EUA na economia–Obama

SEATTLE, Estados Unidos, 10 Mai (Reuters) – O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que a Europa ainda está economicamente em situação difícil, em parte, porque não adotou os mesmos passos que os Estados Unidos.

Falando a cerca de 70 pessoas em um evento beneficente em Seattle, Obama afirmou que os problemas da Europa estavam entre as correntes que poderiam afetar o crescimento norte-americano, citando também os altos preços da gasolina como um potencial obstáculo à economia.

“Nós ainda temos ventos contrários. A Europa ainda está… em uma situação difícil, em parte porque eles não seguiram os mesmos passos decisivos que adotamos mais cedo nessa recessão”, afirmou Obama no evento, realizado em uma residência particular.

“Os preços da gasolina ainda estão apertando um monte de gente. O mercado imobiliário segue fraco pelo país. Mas a boa notícia é que temos aguentado a tempestade”, completou.

A saúde da economia norte-americana pode ser decisiva para as perspectivas de reeleição de Obama em 6 de novembro. O provável adversário republicano dele, Mitt Romney, tem acusado o presidente democrata de falta de visão de negócios para orientar os EUA fora da recessão e diminuir a taxa de desemprego.

(Reportagem de Jeff Mason)