Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ATUALIZA 1-BM&FBovespa contesta Oxera sobre competição no Brasil

RIO DE JANEIRO, 27 Jun (Reuters) – A BM&FBovespa contestou nesta quarta-feira as conclusões do estudo da consultoria britânica Oxera, contratada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sobre competição no mercado de bolsa de valores no Brasil.

O presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, disse a jornalistas em evento no Rio que o estudo foi superficial em alguns aspectos e fez comparações distorcidas entre os preços praticados pela bolsa paulista e por outras instituições no exterior, já que a estrutura de funcionamento dos mercados é distinta.

Segundo ele, o resultado ficou distorcido uma vez que a estrutura da bolsa é verticalizada e outras instituições internacionais nao oferecem todos os serviços ao mesmo tempo. “A nossa bolsa é vertical e integrada em multimercados e multiativos. Não tem bolsa no mundo como a nossa”, afirmou.

“Ela (Oxera) faz uma comparação e coloca a bolsa numa mediana. Considerando o custo total para o investidor, os nossos preços são altamente competitivos”, completou.

O estudo divulgado na semana passada afirma que há espaço para mais bolsas no Brasil e que a concorrência produziria queda nos preços das negociações.

(Por Juliana Schincariol)