Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Asmussen, do BCE: Alemanha tem que aprovar pacto fiscal logo

BERLIM, 12 Jun (Reuters) – A autoridade do Banco Central Europeu (BCE) Joerg Asmussen disse nesta terça-feira que a Alemanha tem que ratificar o novo acordo fiscal na zona do euro o mais rápido possível para enviar uma forte sinalização para os seus parceiros europeus.

A Alemanha tem defendido o pacto, que consagra regras mais duras de orçamento, para ajudar a superar a crise da dívida da Europa, mas a disputa entre o governo e os partidos da oposição tem dificultado a aprovação na câmara baixa do Parlamento.

A coalizão conservadora da chanceler Angela Merkel insiste que o parlamento aprove o pacto fiscal e o novo fundo de resgate da zona do euro, o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM), ao mesmo tempo.

“É importante que o ESM seja aprovado rapidamente para que estejamos preparados para o pior cenário, o que espero que não aconteça”, disse Asmussen em uma reunião de negócios na Alemanha.

Asmussen, que lida com a maior parte das negociações da crise no BCE, também disse que não havia necessidade de mudar o mandato do banco central, referindo-se a estabilidade de preços.

(Reportagem de Annika Breidthardt e Sarah Marsh)