Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Arrecadação do governo cai 10% e tem pior agosto em sete anos

Números mostram que resultado se intensificou no último mês. No acumulado do ano, a queda é de 7,45%

As receitas do governo federal, que somaram 91,8 bilhões de reais e tiveram queda real de 10,12% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, voltaram a ser impactadas pela crise econômica em que vive o país.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pela Receita Federal, este foi o pior agosto desde 2009, quando a arrecadação somou 85,1 bilhões de reais. No acumulado do ano, a arrecadação totaliza 816,1 bilhões de reais, uma queda de 7,45%, quando comparada ao mesmo período do ano passado.

Entre os principais fatores apontados pela Receita que influenciaram os números entre janeiro e agosto deste ano estão o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos, incluindo a produção industrial, com queda de 9,24% entre dezembro de 2015 e julho de 2016, e a venda de bens e serviços que teve impacto negativo de 9,64% na mesma comparação.

Leia também:
Governo anuncia retomada do programa Minha Casa Minha Vida
Governo quer que servidor público se aposente mais tarde

Houve ainda, no período, queda nas vendas de serviços, de 4,79%, e no valor em dólares das importações, com decréscimo de 27,02%. A massa salarial nominal cresceu 3,49%.

(Da redação)