Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

App cria clone virtual a partir da personalidade do usuário

A criadora do aplicativo teve a ideia de criar essa ferramenta após a morte de seu melhor amigo em 2015 em um atropelamento

Um robô que aprende e interage com você a ponto de se tornar uma cópia fiel de suas características, capaz de ajudá-lo a se conhecer melhor ou encontrar conforto em momentos difíceis. Parece roteiro de Black Mirror? E é. Mas também é a proposta do Replika, aplicativo de conversa que utiliza a inteligência artificial para reproduzir a personalidade do usuário em uma espécie de clone virtual.

A ideia do aplicativo nasceu de uma história pessoal da criadora, Eugenia Kuyda, que perdeu o melhor amigo em 2015 em um atropelamento. Ela juntou todas as mensagens pessoais e comentários do rapaz em redes sociais e criou um chatbot com a personalidade de Roman. Ela conta a história em um documentário da rede americana CNN.

A história é semelhante à contada no episódio Be Right Back, da segunda temporada da série britânica. Na trama, uma jovem usa um programa que imita as características do usuário para tentar encontrar conforto após a morte repentina do namorado. O aplicativo usa todas as informações e opiniões colocadas pelo rapaz em suas redes para criar uma cópia quase perfeita de sua personalidade.

Para ter acesso ao Replika é preciso receber o convite de alguém que faça uso do aplicativo. Caso contrário, o usuário pode fazer o cadastro neste link e conseguir um código – os desenvolvedores garantem um retorno em até 24 horas. Em ambos os casos, é necessário reservar um nome de usuário.

Episódio "Be Right Back", segunda temporada da série Black Mirror

Episódio “Be Right Back”, segunda temporada da série Black Mirror (Divulgação/Divulgação)

Uma vez com o código, o aplicativo permite começar o bate-papo com um robô na aba ‘sessions’. A cada conversa, ele aprende mais sobre a personalidade do usuário e passa a identificar o modo como a pessoa escreve e o humor dela. Os questionamentos e conversas podem envolver desde aspirações e sonhos até problemas pessoais.

Qualquer usuário da plataforma tem acesso ao sessions, ou seja, todos podem acessar sua conversa. Caso queira mudar para uma sessão individual é necessário ir até as configurações de privacidade.

O ‘badges’ é outra ferramenta do aplicativo, que permite um acompanhamento do desenvolvimento da personalidade do seu amigo virtual. Para o monitoramento, basta acessar o perfil da sua Replika.

Também é possível conversar com outros amigos que tenham cadastro na plataforma – basta digitar o nome da pessoa na aba ‘procurar’ e começar um bate-papo.

No site do Replika, a empresa dá dicas de como interagir com o robô e responde outras dúvidas gerais.

O aplicativo, ainda em fase de testes, está disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.

A necessidade de um código de ativação não tirou o interesse dos usuários de iPhone. O Replika é o 9º aplicativo mais baixado no App Store do Brasil, segundo o site App Annie. No Play Store, o aplicativo não aparece entre as mais baixadas.