Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aneel libera nova turbina da usina Santo Antonio para iniciar operação

A partir desta terça-feira, a 11ª turbina da hidrelétrica localizada no Rio Madeira, em Rondônia, pode começar a gerar energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a usina hidrelétrica de Santo Antonio para iniciar a operação comercial da 11ª turbina a partir desta terça-feira, o que vai aumentar a capacidade de geração para 783 megawatts (MW). A usina, administrada pela Santo Antônio Energia S.A, está localizada no Rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia.

Quando a hidrelétrica estiver concluída, o que deve ocorrer em novembro de 2015, terá capacidade instalada de 3.150 MW. Ainda em 2013, outras outras 16 turbinas vão entrar em operação. O despacho com a autorização está no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira.

A hidrelétrica Santo Antônio iniciou a operação comercial em março de 2012, com nove meses de antecedência em relação ao cronograma original. O total de investimentos previstos no empreendimento é de 16 bilhões de reais.

BNDES aprova R$ 1 bi para linha de transmissão de usinas de Santo Antônio e Jirau

A construção da usina de Santo Antônio é considerada uma importante obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O leilão foi feito em 2007 e vencido pelo consórcio Madeira Energia, da qual faz parte a Odebrecht. A previsão de início das atividades já era em 2013. O investimento total previsto é de 15,1 bilhões de reais.

As obras vem, desde 2011, passando por uma série de paralisações ocasionadas por protestos e greves de trabalhadores que reivindicam salários e condições de trabalho melhores. A usina de Jirau, também no Rio Madeira, é outra grande obra do PAC e que também já enfrentou, na mesma época que a usina de Santo Antônio, manifestações contrárias.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)