Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alemã E.ON entrará em novos mercados em 2012–jornal

FRANKFURT, 30 Dez (Reuters) – A empresa de energia alemã E.ON irá em breve dar um passo na direção da expansão planejada em novos mercados fora da Europa, disse o presidente executivo da empresa Johannes Teyssen ao jornal alemão Boersen-Zeitung.

“Haverá uma entrada de sucesso no mercado, ainda no primeiro semestre de 2012”, disse Teyssen, conforme um trecho da entrevista que deverá ser publicada no sábado.

“Os possíveis projetos já atingiram atualmente uma maturidade que me deixa otimista”, acrescentou.

A E.ON já vem dizendo, há tempos, que está estudando oportunidades no Brasil, na Índia e na Turquia, onde a demanda por energia está crescendo mais rapidamente do que nos principais mercados da companhia na Europa.

A Alemanha tem registrado perdas tanto nas margens de geração de energia elétrica e nos lucros das vendas de gás, o que afetou a E.ON fortemente e desencadeou programas de corte de custos e empregos.

Teyssen disse que o orçamento planejado para a expansão chega a “vários bilhões de euros”.

Ele descartou o envolvimento em projetos de geração nuclear em qualquer dos países alvo da companhia.

A E.ON sofreu um revés, na semana passada, em suas ambiçõespara o mercado português ao perder a concorrência pela fatia de 21 por cento na Energias de Portugal (EDP) para a chinesa Three Gorges.

Teyssen disse também que a E.ON tinha planos concretos de atrair investidores institucionais dos Estados Unidos para os projetos de parques eólicos de forma a liberar parte de seu investimento de capital.(Reportagem de Vera Eckert)