Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alcoa surpreende mercados com lucro no primeiro tri

NOVA YORK, 10 Abr (Reuters) – A produtora de alumínio Alcoa surpreendeu os mercados nesta terça-feira com lucro em seu primeiro trimestre fiscal após um prejuizo no quarto trimestre de 2011 como resultado de melhores condições de mercado.

Os resultados, que superaram as previsões de analistas, que esperavam prejuizo, levou a ação da empresa a uma alta de 6 por cento, a 9,80 dólares, em trocas após o fehcmaento do pregão na bolsa de valores de Nova York.

O lucro das operações continuadas no primeiro trimestre foi de 94 milhões de dólares, ou 0,09 dólar por ação, comparados com um lucro de 309 milhões de dólares, ou 0,27 dólar por ação, no mesmo período do ano passado.

A receita da empresa aumentou levemente, para 6 bilhões de dólares, disse a Alcoa, sediada em Pittsburgh.

Analistas esperavam em média prejuizo de 0,04 dólar por ação e receita de 5,77 bilhões de dólares, de acordo com dados da Thomson Reuters I/B/E/S.

Os resultados da Alcoa, a primeira empresa do Dow Jones a registrar os resultados de seu primeiro trimestre, são considerados um termômetro para o resto do setor de matérias-primas.

“A performance da empresa reverteu fortemente neste trimestre devido a nossas ações pró-ativas de sustentabilidade financeira… o foco em crescimento lucrativo e a estabilizaçao dos mercados”, disse o presidente-executivo Klaus Kleinfeld.

Mas ele disse: “Os desafios continuam nesta economia”.

A Alcoa disse que a melhora sobre o quarto trimestre foi impulsionada por fortes melhorias de produtividade em todos os seus negócios, cotações mais altas de preço do alumínio e um melhor volume e portfólio. Esses fatores foram compensados por uma cotação mais baixa da alumina e custos de insumos mais altos, disse a empresa.

(Por Steve James)