Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Agitação nos mercados deve durar de 12 a 24 meses–Schaeuble

PARIS, 18 Mai (Reuters) – A agitação nos mercados sobre a crise da dívida da zona do euro pode durar de 12 a 24 meses, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, dizendo que está nas mãos dos gregos decidir se eles querem continuar no bloco monetário.

Schaeuble disse que está confiante de que o novo governo socialista da França irá ratificar o plano fiscal europeu porque os formuladores de política econômica estão trabalhando numa estratégia para impulsionar o crescimento, como solicitado pelo presidente francês, François Hollande.

“Sobre a crise de confiança na zona do euro … de 12 a 24 meses veremos um abrandamento nos mercados financeiros”, disse Schaeuble à rádio francesa Europe 1.

Os investidores assustaram-se com a agitação política na Grécia e com a escalada da crise bancária na Espanha, levando-os a buscar ativos mais seguros nos últimos dias, anulando os ganhos acumulados este ano nos mercados acionários e levando yields de títulos soberanos para novas mínimas.

“Está nas mãos dos políticos gregos explicar a realidade para o seu povo e não fazer falsas promessas”, disse o ministro. “Há muitos políticos gregos dizendo que a Europa é a causa dos seus problemas. Isso não é verdade.”

“Nós queremos que a Grécia continue na zona do euro, mas que cumpra seus compromissos, e essa é uma decisão que cabe aos gregos”, afirmou, acrescentando que o governo deve continuar com as reformas para deixar a economia saudável novamente.

(Reportagem de Daniel Flynn)

REUTERS NC CMO