Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Agência Fitch rebaixa notas de 5 bancos gregos

Atenas, 18 mai (EFE).- A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta sexta-feira a nota creditícia a longo prazo de cinco importantes bancos gregos, um dia após ter reduzido a qualificação da Grécia de ‘B-‘ para ‘CCC’ diante do risco do país abandonar o euro.

As instituições foram o Banco Nacional da Grécia, o EFG Eurobank Ergasias, o Alpha Bank, o Piraeus Bank e o Agricultural Bank of Greece, cujas notas a longo prazo caíram, da mesma forma que a dívida soberana do país, de ‘B-‘ para ‘CCC’.

A agência explicou em comunicado que o rebaixamento reflete o risco da Grécia não estar em condições de permanecer na zona do euro.

A agência também ressalta a possibilidade de que após as novas eleições gregas, previstas para 17 de junho, mais uma vez o país não consiga formar um governo que possa dar prosseguimento ao programa de ajuste fiscal e reformas estruturais estabelecido com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

A saída da Grécia do euro poderia desencadear um ‘falta de pagamento generalizado no setor privado, como também nas obrigações soberanas em euros’, disse a nota.

As notas a curto prazo dos bancos também foram rebaixadas, de ‘B’ para ‘C’, assim como as garantias estatais, que caíram de ‘B-‘ pra ‘CCC’.

A incerteza política e econômica fez com que desde as eleições legislativas gregas de maio aumentassem a retirada de depósitos dos bancos do país. EFE