Ações da OSX despencam após empresa ser envolvida na Lava Jato

Papéis da empresa recuavam quase 5% após operação da Polícia Federal que investiga se empresa foi usada para quitar dividas do PT

As ações da OSX, empresa do grupo de Eike Batista, despencaram após a nova fase da Lava Jato envolvendo a companhia e o empresário. Às 11h15, os papéis recuavam 4,70%, sendo negociados a 14,20 reais. A empresa atua na produção de navios e teria sido usada para camuflar o  pagamento do pagamento de propina, segundo a Polícia Federal. A OSX é parte do grupo EBX, de Eike Batista, e está em recuperação judicial desde novembro de 2013.

Leia também:
Sócio de Eike escapa da PF porque se mudou para os Estados Unidos
Mantega foi retirado de hospital para ser preso

Segundo a Polícia Federal, o empresário revelou espontaneamente, durante um depoimento, que teria feito uma contribuição ao PT para quitar dívidas de campanha através de contrato falso usando a OSX. O pedido teria sido feito pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega em novembro de 2012. Eike teria também apresentado provas que indicariam um pagamento feito a empresas ligadas ao publicitário de campanha do PT, João Santana, e sua mulher, Mônica Moura.

De acordo com o Ministério Público, as duas empresas não tinha tradição na produção de plataformas de petróleo quando ganhou uma licitação para produzir duas unidades para a Petrobras, junto com a empreiteira Mendes Júnior. O Consórcio Integra Offshore, formado pelas duas empresas, firmou contrato em julho de 2012 com a petrolífera no valor de 922 milhões de dólares para a construção das plataformas P-67 e P-70. Guido Mantega foi preso temporariamente hoje em São Paulo e sua casa foi alvo de um mandado de busca e apreensão.

 

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s