Ações avançam sob expectativa de eleições gregas

PARIS, 15 Jun (Reuters) – As ações europeias fecharam em alta nesta sexta-feira, com o principal índice da zona do euro atingindo seu segundo maior nível de encerramento em aproximadamente quatro semanas, com esperanças de uma ação coordenada de bancos centrais ofuscando o nervosismo pelas eleições da Grécia, no domingo.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 0,97 por cento, aos 993 pontos, enquanto o indicador das blue-chips da zona do euro, o Euro STOXX 50, encerrou com ganho de 1,54 por cento, para 2.181 pontos.

Autoridades do G20 disseram que os bancos centrais em todo o mundo das principais economias estão prontos para adotar ações para estabilizar os mercados financeiros e prevenir um aperto do crédito caso o resultado das eleições na Grécia no domingo cause tumulto nas operações.

Ações de instituições financeiras acompanharam os ganhos da sessão, com as do ING Groep subindo cerca de 5 por cento, as do Barclays avançando 4 por cento e as do BNP Paribas valorizando-se aproximadamente 4 por cento.

“A ideia era fazer aquisições antes das eleições na Grécia, com as pessoas tendo precificado no ‘Armagedom’. Essa estratégia deu frutos nas últimas duas semanas e nós podemos ver mais ganhos na próxima semana”, afirmou o operador da Louis Capital Markets Jerome Troin-Lajous.

“Mas as pessoas devem liquidar os ganhos depois disso, com o Fed (banco central norte-americano) provavelmente amortecendo na quarta-feira esperanças de uma iminente QE3 (estímulos monetários) na minha opinião”, completou.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,22 por cento, a 5.478 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 1,48 por cento, para 6.229 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 avançou 1,82 por cento, a 3.087 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib valorizou-se 2,34 por cento, para 13.390 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 teve alta de 0,34 por cento, a 6.719 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 ganhou 2,60 por cento, para 4.563 pontos.

(Reportagem de Blaise Robinson)