Acompanhe os protestos de 16 de agosto pelo Brasil

Reportagens, vídeos e monitoramento das redes sociais registram as manifestações deste domingo

Ao vivo

Acompanhamento no Twitter e Instagram (entre 8h e 19h)

Postagens que mencionam ao menos um dos termos: #impeachment, #vemprarua16ago, #foraDilma, #foraPT e #CarnaCoxinha (no Twitter as buscas também incluem menções sem #)

* Postagens que contenham mais de um termo monitorado são contadas apenas uma vez

Os termos #impeachment, #foraDilma, #foraPT e #vemprarua16ago foram escolhidos para monitoramento porque eram usados nas redes nos dias anteriores aos protestos. Já #carnaCoxinha ganhou força neste domingo, sendo incorporado ao monitoramento: ele foi usado majoritariamente para criticar os protestos.

Mapa de calor

Locais de que concentram maior número de mensagens

Mural

Posts no Twitter ou Instagram

Análise de sentimento das postagens **

Visão negativa, neutra ou positiva expressa nas postagens com ao menos um dos seguintes termos: #impeachment, #vemprarua16ago, #foraDilma e #foraPT (no Twitter as buscas também incluem menções sem #)

Visão negativa, neutra ou positiva expressa nas postagens com o seguinte termo: #CarnaCoxinha (no Twitter as buscas também incluem menções sem #)

** Indica se os posts expressam uma visão positiva, neutra ou negativa em relação a um determinado assunto. É uma tarefa híbrida, que inclui análise humana e feita por inteligência artificial. Primeiro, um analista lê, um a um, centena de posts e indica manualmente o sentimento que eles buscam expressar. Essa análise alimenta o sistema automático que avaliará as demais postagens. Por meio da probabilidade de cada palavra contida nas publicações, o sistema determina o sentimento das novas publicações e, após treinado, passa a classificar cada uma delas como positivo, neutro e negativo. O objetivo da análise automática é simular a leitura humana e permitir a avaliação de milhares e até milhões de postagens em um curto espaço de tempo.