Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vida de casal é ditada pela relação com pais na infância

Estudo aponta que quem recebe ajuda dos pais para lidar com emoções negativas consegue superar mais facilmente discussões na fase adulta

A incapacidade de superar situações de conflito entre casais pode estar ligada ao tipo de relacionamento que cada uma das partes teve com os pais. Quanto melhor o relacionamento com o pai e a mãe durante a infância, mais as pessoas conseguem superar discussões como adultos. Os resultados são de uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade de Minnesota (EUA), publicada no periódico americano Pshychological Science.

Os pesquisadores monitoraram um grupo de crianças de 12 a 18 meses nascidas na década de 1970. Depois de 20 anos, os cientistas verificaram como os indivíduos resolviam os conflitos nos relacionamentos e quais assuntos eram mais espinhosos. Os indivíduos que tiveram boas relações com os pais durante a infância se mostraram melhores na resolução de conflitos na fase adulta.

Os cientistas concluíram que se os pais ajudam a regular as emoções negativas das crianças, elas crescem mais capazes de realizar a regulação das próprias emoções após um desentendimento ou discussão.

De acordo com os psicólogos, mesmo aqueles que tiveram uma criação insegura podem aprender com um parceiro mais equilibrado emocionalmente. “Se uma pessoa puder guiar o processo de superação de um conflito, ela poderá ajudar o outro e o relacionamento”, disse a pesquisadora Jessica Salvatore, uma das autoras do estudo, em entrevista ao jornal inglês Daily Mail.