Vestígios de ocupação de 4 000 anos podem revelar como era o Rio de Janeiro pré-histórico

Nas escavações do metrô da Linha 4, os pesquisadores encontraram pontas de lanças, machadinhas e batedores que pertenceram a povos anteriores ao surgimento das tribos indígenas brasileiras

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h02 - Publicado em 28 jul 2015, 20h05

Escavações do metrô do Rio de Janeiro revelaram quase 500 artefatos feitos com pedras e conchas, vestígios de uma ocupação humana que viveu entre 3 000 a 4 000 anos atrás na capital fluminense. Os restos de um sambaqui (depósitos orgânicos e calcários de povos caçadores-coletores) foram descobertos por arqueólogos em meio ao material recolhido em 2013 no canteiro de obras para a ampliação da Linha 4, no bairro da Leopoldina.

Entre os cerca de 50 artefatos já catalogados há pontas de lanças, raspadores usados para cortar carne, machadinhas e batedores, uma espécie de martelo primitivo.

“As peças pré-históricas vão nos ajudar a contar uma parte importante da história do processo populacional primitivo no Rio de Janeiro. Deparar-se com uma descoberta destas no centro do Rio, uma área que já passou por vários ciclos de ocupação e é tão movimentada, é fantástico”, afirmou o arqueólogo Claudio Prada de Mello, coordenador da equipe que descobriu os objetos.