Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suas bactérias vivem em sua casa e se mudam com você

Pesquisa pode ajudar a decifrar interação entre humanos e micróbios ao redor

Uma família divide mais do que a mesa de refeições – ela divide também as mesmas bactérias. Esses micro-organismos, únicos e idenfiticáveis, estão espalhados pela casa das pessoas e “viajam” com elas para outros endereços. Essas foram algumas das revelações de um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science, que analisou os trilhões de bactérias que habitam casas e apartamentos. O resultado pode ajudar a decifrar a interação entre humanos e os micróbios que vivem ao seu redor.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Longitudinal analysis of microbial interaction between humans and the indoor environment

Onde foi divulgada: Science

Quem fez: Simon Lax, Daniel P. Smith, Jarrad Hampton-Marcell, Sarah M. Owens, Kim M. Handley, Nicole M. Scott, Jack Gilbert, entre outros

Instituição: Laboratório Nacional Argonne e Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, entre outras

Conclusão: Membros de uma família dividem as mesmas bactérias e espalham os micro-organismos na casa em que vivem.

Nos últimos anos, centenas de estudos têm demostrado que as bactérias desempenham um papel na saúde humana e na transmissão e tratamento de doenças. “Elas são essenciais para entendermos nossa saúde no século 21”, afirma o microbiólogo Jack Gilbert, do Laboratório Nacional Argone, nos Estados Unidos, e líder do Home Microbiome Project. “Como as pessoas passam mais e mais tempo em casa, queríamos mapear os micróbios que vivem em nossas residências e a probabilidade que eles têm de se estabelecer em nós.”

Leia também:

A cura pelas bactérias ​

Projeto Microbioma Humano. Somos só 10% humanos​