Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sonda indiana divulga primeira foto de Marte

País se tornou o primeiro a ter uma missão ao planeta vermelho bem-sucedida na primeira tentativa

A sonda indiana Mangalyaan enviou sua primeira foto de Marte nesta quinta-feira, um dia após ter entrado na órbita do planeta vermelho no que se tornou a primeira missão ao planeta a ser bem-sucedida da primeira tentativa. “A vista é bonita aqui em cima”, escreveu a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) em seu perfil do Twitter, ao publicar a imagem.

Lançada da Terra em 5 de novembro, a sonda percorreu 670 milhões de quilômetros em 300 dias. Com tecnologia produzida internamente e orçamento baixo – de cerca de 75 milhões de dólares -, a Mangalyaan vai estudar o sistema climático marciano e o que ocorreu com a água que, acredita-se, já existiu em grandes quantidades no planeta. O satélite também vai vasculhar a atmosfera de Marte para tentar encontrar Metano, um dos principais químicos responsáveis pelo processo de criação da vida na Terra.

Leia também:

Sonda chega a Marte para estudar atmosfera do planeta

Solo rochoso de Marte provoca danos nas rodas do Curiosity

Dona de um dos programas espaciais mais ativos do mundo, com mais de 100 missões realizadas desde sua fundação, a Índia enviou em 2008 sua primeira sonda lunar e tem planos para lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada.