Sonda da Nasa será usada em dois projetos com participação brasileira

Cerca de um ano depois de falhas no telescópio Kepler, a missão K2 tem início nesta sexta-feira

Por Juliana Santos
Atualizado em 6 Maio 2016, 16h12 - Publicado em 30 Maio 2014, 17h22

Há cerca de um ano, parecia certo que a missão do telescópio espacial Kepler chegaria ao fim antes de 2016, quando estava prevista para terminar. Lançado pela Nasa em 2009 com o objetivo de encontrar exoplanetas parecidos com a Terra, o Kepler teve sua missão interrompida quando duas de suas quatro rodas de giro, necessárias para manter o satélite estável no espaço, pararam de funcionar. A Nasa tentou restaurar o telescópio na sua funcionalidade original, mas, sem sucesso, decidiu reativá-lo para uma nova missão, denominada K2, que terá início nesta sexta-feira.

A solução veio de forma criativa: a energia do Sol será usada para estabilizar o telescópio, ajudando a mantê-lo no lugar. Desde seu lançamento, o Kepler observou mais de 150 000 estrelas em uma mesma região do céu, procurando oscilações na luminosidade emitida por elas, o que pode significar a passagem de um planeta. Agora, como o telescópio precisará da luz do Sol para se manter imóvel, deverá se posicionar sempre na frente do astro ou perpendicular a ele. Dessa forma, o Kepler terá que se mover para acompanhar os movimentos da estrela.

A mudança pode ter alterado o propósito original do telescópio, mas ao mesmo tempo possibilitou novos estudos. A Nasa selecionou novas propostas de estudos científicos para cada uma da partes da galáxia que o telescópio vai estudar até 2016. Dentre os mais de trinta projetos escolhidos, dois contam com a participação do brasileiro José Dias do Nascimento, pesquisador visitante do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos, e professor do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.