Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Segundo filho: como atenuar o ciúme do primogênito

Pedir ajuda à escola e manter a rotina inalterada são algumas maneiras de ajudar o filho mais velho a aprender a lidar com o fim da atenção exclusiva em casa

A chegada do irmãozinho provoca grande mudança na vida de uma criança. Obrigado a dividir o afeto dos pais, o primogênito tem de lidar com sentimentos contraditórios Comportamento agressivo, regressão nas frases de desenvolvimento – como voltar a fazer xixi na cama – e e até mesmo ignorar o novo membro da família são algumas formas que a criança encontra para demonstrar ansiedade e frustração, principalmente quando ela ainda não tem repertório verbal para expressar suas emoções.

Algumas atitudes dos pais, familiares e professores podem ajudar a criança a se adaptar à nova vida. O pediatra José Paulo Vasconcellos Ferreira, do departamento de pediatria do comportamento e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a psicóloga Patrícia Bader, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, em São Paulo, dão oito dicas de como os pais podem suavizar essa fase de transição do filho mais velho: