Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba como observar a superlua deste sábado

O fenômeno em que a Lua parece maior e mais brilhante poderá ser visto a partir das 18h

A partir das 18h deste sábado (29), o céu será iluminado por uma superlua, nome dado ao fenômeno em que a Lua aparece maior e mais brilhante. Ela será visível em todo o país, e a recomendação dos astrônomos é observar o satélite no início da noite, para aproveitar uma “ilusão de ótica” que a faz parecer maior.

“Ao observar a Lua próxima ao horizonte, podemos compará-la com prédios, árvores ou acidentes geográficos. Assim ela parece bem maior e luminosa”, explica Rundsthen Vasques de Nader, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e astrônomo do Observatório do Valongo, na UFRJ.

Nesta noite, com céu claro, a superlua pode se mostrar até 14% maior e até 30% mais brilhante, de acordo com cálculos dos astrônomos.

Leia também:

Vênus e Júpiter fazem um brilhante “encontro” no céu esta noite

Astrônomos descobrem aurora, fora do Sistema Solar, um milhão de vezes mais brilhante que a boreal

A superlua acontece quando o perigeu lunar, ponto da órbita em que o satélite está o mais próximo possível da Terra, coincide com a Lua cheia. Neste sábado, a Lua vai atingir sua fase cheia 20 horas antes do perigeu, fazendo com que seu brilho não seja tão intenso (o ideal é que o ápice da Lua cheia aconteça ao mesmo tempo em que o perigeu ou em um intervalo muito pequeno).

O fenômeno se repetirá em 28 de setembro (quando haverá também um eclipse lunar que promete “colorir” a Lua) e em 27 de outubro.

Previsão do tempo – As condições climáticas para a observação do fenômeno estarão favoráveis no domingo para a maior parte do Brasil. De acordo com o meteorologista César Soares, da Climatempo, o tempo estará aberto na região Sul, Nordeste e nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com céu limpo e estrelado. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso haverá nebulosidade e dificuldades para enxergar o fenômeno.

(Da redação)