Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prepare-se para assistir ao eclipse solar desta segunda-feira

Nos EUA, o Sol será totalmente encoberto pela Lua – no Brasil, o astro ficará parcialmente oculto. Acompanhe a transmissão ao vivo da Nasa

Um belo eclipse solar vai ocorrer nesta segunda-feira, escurecendo os céus de algumas partes dos Estados Unidos. Lá, o fenômeno será total em 14 estados – nesses locais, 100% do Sol será encoberto pela Lua. Aqui no Brasil, o evento celeste poderá ser visto na forma de um eclipse parcial (quando a Lua não fica completamente na frente do Sol) e a melhor visualização será nos estados do Norte e do Nordeste, onde até 40% da nossa estrela ficará oculta.

No Brasil, o fenômeno será bem mais tímido do que nos Estados Unidos. As melhores capitais para admirá-lo serão Boa Vista, em Roraima, onde o eclipse começa por volta das 15h, e Macapá, no Amapá, às 16h. O ápice do fenômeno ocorre cerca de uma hora depois. Para conferir em quais cidades ele será visível a Nasa preparou alguns mapas interativos  – um deles mostra os horários de início e auge do eclipse em todas as cidades do mundo (é preciso fazer a conversão de horários, já que o fuso americano pode ter uma diferença de até cinco horas do nosso), assim como a parcela do Sol que ficará encoberta; outro traz um simulador que permite observar a posição da Lua em relação ao Sol conforme o tempo vai passando, e as horas já estão ajustadas ao horário local brasileiro.

Caso o observador decida acompanhar o espetáculo aqui no Brasil, ele deve utilizar uma proteção especial. Nunca devemos olhar ou fotografar o Sol sem proteção, pois a luz intensa pode danificar a visão e os mecanismos da máquina fotográfica.

“A intensa radiação solar pode trazer prejuízos à visão em instantes. Por isso, é preciso utilizar proteção adequada, como filtros astronômicos ou vidros como os usados em máscaras de solda”, diz o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Infelizmente, os filtros astronômicos, formados por um polímero que permite apenas a passagem de uma minúscula fração da luz, não estão disponíveis aqui no Brasil e precisam ser importados – mas uma máscara de solda de tonalidade 14, que pode ser comprada em lojas de construção, é suficiente para proteger os olhos, assegura o especialista. Óculos escuros, chapas de raio-X, óculos 3D, lupas e telescópios comuns, que concentram os raios solares, estão fora das opções e não devem ser utilizados.

Eclipse total

Para o público que deseja acompanhar o eclipse total nos Estados Unidos, é possível assistir à transmissão ao vivo que será feita pela Nasa, tanto no próprio portal da agência espacial americana quanto em suas redes sociais. O show de abertura deve começar às 13h e o eclipse às 14h, no horário de Brasília. Outras opções são acompanhar a transmissão pelo site Exploratorium, que está fazendo a cobertura do eclipse junto com a Nasa, ou pelo portal Slooth, uma companhia que faz transmissões ao vivo de eventos celestes. O Twitter também estará fazendo suas próprias imagens ao vivo — a rede social até criou um emoji especial para comemorar o evento que é adicionado ao utilizar #Eclipse2017.

Assista aqui à transmissão da Nasa: